Em entrevista ao programa Espaço Jurídico da Rádio Bandeirantes 94,9 FM, o presidente da Faapatletas, Julio Lirio, afirmou estar confiante no trabalho que vem sendo realizado e acredita que, com a união da classe, há sim a possibilidade da derrubada do Veto 14/2023 itens 123 ao 128 da Lei Geral do Esporte.
“Estamos conseguindo, por meio de um trabalho muito bom com as AGAPs, conversar com os parlamentares em suas bases. Unidos, estamos mudando o panorama e seguiremos lutando com muita força para derrubar o veto”, disse.
Lirio lamentou o fato de o Governo Federal ter vetado a transferência de recursos dos clubes para a Federação, que é o que já acontecia por meio do artigo 57 da Lei Pelé e que fora revogado. Tal artigo foi reinserido na nova Lei Geral do Esporte, mas a atual Presidência vetou. “Sem esses recursos não conseguiremos manter os benefícios concedidos, e aí sim será o fim desse Sistema. Estamos nos últimos 03 anos sem receber, sobrevivendo somente de processos judiciais e uma hora isso acaba”, alertou.
A FAAPATLETAS EM NÚMEROS
A luta pela derrubada do Veto se justifica pelo trabalho realizado e que não pode parar. Os números mostram isso:
Programa Cartão de Benefícios: Mais de 60 mil benefícios concedidos entre janeiro e agosto de 2024. São eles: telemedicina; rede credenciada de descontos; reembolso de despesas com farmácia; seguro invalidez permanente por acidente; seguro por morte; auxílio funeral.
Seguro Odontológico: Mais novo benefício oferecido aos associados do Sistema, com uma vasta gama de serviços odontológicos.
Bolsa de Estudo: atualmente 922 jogadores e ex-jogadores estudam com bolsas de estudo concedidas pela Faapatletas.
Beneficiados com auxílios diversos: 3836 entre janeiro e agosto de 2024. São eles: alimentação; saúde; pequenas cirurgias; próteses; e previdenciário.
“Só quem não conhece o trabalho que desenvolvemos há mais de 30 anos, desde quando criada por Wilson Piazza e Pelé, não apoia nossa luta. Brasil afora temos muitos beneficiários, jogadores, ex-jogadores, e agora estamos estendendo alguns benefícios para os dependentes de nossos associados “, pontuou o presidente.
BENEFÍCIOS
O jogador e ex-jogador profissional de futebol tem acesso a uma diversidade de benefícios fornecidos pela Federação.
As Bolsas de Estudo oportunizam a formação acadêmica através de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. São muitas opções de cursos presenciais e online. “O estudo é a maior preocupação que temos. Quando encerra sua carreira no esporte, o atleta fica sem rumo. Se ele tiver uma graduação, quando terminar a carreira, haverá um novo e melhor caminho para trilhar”, destacou Lirio.
Além do estudo, a Faapatletas concede auxílios saúde, alimentação e previdenciário para aqueles associados que necessitam desse apoio.
Por meio da parceria com a KSA Seguros o Sistema FAAP/AGAP oferecee para o associado o Cartão de Benefícios. É com ele que o jogador terá serviços de telemedicina; desconto e reembolso em medicamentos genéricos; descontos exclusivos; seguro por morte acidental ou invalidez permanente; e assistência funeral completa. Além disso, o associado pode cadastrar seus dependentes para também terem acesso a tais benefícios.
O benefício mais recente é o seguro odontológico para o jogador e ex-jogador, também em parceria com a KSA Clube. Esse plano, irá garantir aos associados uma gama de procedimentos dentários.