FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE ATLETAS PROFISSIONAIS

Despedida: Após 43 anos Márcio Tannús deixa Sistema FAAP/AGAP.

Compartilhe

Tannús deixa a Superintendência e assumirá a função de consultor da FAAP.

Mineiro, erradicado em Brasília desde a fundação da Capital Federal, Márcio Tannús de Almeida tem trajetória  de vida que se mistura à história do Sistema FAAP/AGAP, instituição fundada pelo tricampeão mundial Wilson Piazza, em 1974.

Ao longo de quase 50 anos de Sistema FAAP/AGAP, Márcio Tannús atuou em todas as batalhas para permanência dos atendimentos, uma das lutas foi quando da promulgação da Lei 8.672 (Lei Zico), em 06.07.93, ocasião em que foi criado o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Desporto (FUNDESP), onde conseguiram incluir, no artigo 43, a definição de percentuais de recursos para o sistema de assistência. Essa foi uma grande vitória para os atletas.

Em 1995, em conversa com Piazza e Márcio, o então ministro do Esporte, à época, o Pelé, sugeriu a criação de uma instituição que abrigasse todas as AGAP, capaz de organizar, padronizar e intermediar a assistência prestada pelas AGAP a seus associados e assim, foi criada a Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP).

Com a FAAP, foi possível normatizar a fonte de recursos para o Sistema, com a inclusão do artigo 57, à Lei Pelé, instituída em 1998 e ampliar a assistência ainda mais, por meio da concessão de bolsas de estudo e auxílios diversos, incluindo o pagamento de contribuições ao INSS para que ex-atletas pudessem ter restabelecidos seus vínculos com a Previdência Social e se aposentarem.

Durante todo este período, mesmo perdendo parte dos percentuais do artigo 57, como ocorreu em 2011 e até a extinção do artigo 57, da Lei Pelé, ocorrido em 2021, a partir da gestão de riscos implantada por Tannús, bem como a administração das ações do setor jurídico, foi possível garantir recursos para o desenvolvimento e ampliação do atendimento aos atletas e ex-atletas. Também foi possível fazer o Sistema FAAP/AGAP crescer com a aquisição de nove sedes para as AGAP nos estados e o aumento da concessão de benéficos a milhares de atletas por ano.

Figura ímpar no Sistema FAAP/AGAP, Márcio Tannús sempre trabalhou para a preservação dos atendimentos. Sério e organizado, preza pela transparência das ações, tanto na concessão de cada benefício que é acompanhado de processo detalhado, quanto no pagamento das contas da entidade, que recebe tratamento contábil diário e passam por auditorias externas anuais cujos relatórios disponibilizados nos canais de comunicação do Sistema FAAP/AGAP, quais sejam sites, revistas, redes sociais e boletins informativos.

Admirado e muito querido pelos colaboradores, Tannús deixará um vácuo com sua ausência na Superintendência. Contudo ele passará a atuar em outra frente, dessa vez assessorando a Presidência da instituição, nas tomadas de decisão.

“Ao Márcio, nosso reconhecimento e, principalmente, nossos agradecimentos pela dedicação de todos esses anos de trabalho, ajudando o Sistema FAAP/AGAP a chegar tão longe. Mas, esta é apenas uma transição, já que ele continuará conosco, assessorando e contribuindo com seu conhecimento para nos ajudar a elevar o Sistema a novos patamares”, destacou o presidente Julio Lirio.

Veja mais...

plugins premium WordPress