FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE ATLETAS PROFISSIONAIS

ESPORTE E INCLUSÃO: uma parceria de sucesso

Compartilhe

Com o objetivo de promover práticas esportivas e incentivar momentos de inclusão, a AGAP do Espírito Santo apoia e participa ativamente do projeto de Futevôlei de Areia, uma parceria com os instrutores do Centro de Treinamento do Coleta, da cidade de Cariacica/ES, que oferece aos alunos da Associação de Pais, Amigos e pessoas com Síndrome de Down (Cariacica Down) essa atividade esportiva.

A iniciativa leva aos alunos do projeto que são portadores da síndrome uma oportunidade de desenvolver suas habilidades e vivenciar momentos únicos que só o esporte pode proporcionar.

Além das atividades físicas, que melhoram o condicionamento e a saúde, a proposta também oferece diversão e interação social. “É mais uma maneira de se relacionar, entender e interagir com o mundo a sua volta”, afirma Julio Lirio, presidente da Faapatletas.

Os treinos acontecem duas vezes por semana no Centro de Treinamento de Cariacica. Os pais e orientadores que acompanham o processo destacam que os resultados alcançados são notórios e muito positivos.

Pedro, colaborador do Futevôlei do Coleta, diz que a prática do esporte tem trazido grande evolução aos alunos. “Eles estão com disposição e mais felizes”, frisa.

O PROJETO

A ideia de proporcionar atividades físicas para pessoas com síndrome de Down veio da conversa de amigos, da paixão pelo futebol e pela educação física.

Do trabalho voluntário de um em uma Associação de Pessoas com Síndrome de Down e do Espaço de Treinamento de outro surgiu o projeto: FUTEVÔLEI NA AREIA, com um forte apelo pela inclusão social.

O então Presidente da AGAP-ES, Cláudio Márcio, convidou o amigo Roberto para visitar a sede da Associação e ver de perto o trabalho que desenvolviam por lá. Este então, vendo a qualidade do espaço, ofereceu seu Centro de Treinamento para a realização das atividades. A partir daí nasceu um trabalho que vem crescendo e trazendo inúmeros benefícios para os alunos e suas famílias.

Essa prática vem sendo um importante método de terapia para os alunos, que com muito entusiasmo, participam ativamente dos treinos. Diminuíram o sedentarismo e melhoraram sua integração social.

E se as famílias e os alunos estão contentes com essa atividade, os professores e colaboradores desse projeto estão realizados em ver tamanha evolução dos alunos. “Estão cada vez mais comprometidos em fazer mais e melhor por eles e para a melhoria do espaço onde treinam”, afirma o presidente da AGAP ES.

A FAAP parabeniza a todos os envolvidos nesse projeto e, em especial, a dedicação do presidente Claudio Marcio pelo empenho na busca por recursos para qualificar cada vez mais esse trabalho.

Veja mais...

plugins premium WordPress